Mais uma receita: Risotto Pomodoro

Por Ju Ramil

Eu fiz essa receita há semanas mas perdi meu cartão de memória da câmera (hahahha) e só reencontrei hoje!

Mais uma receita fácil de aprender, até porque os crepes fizeram o maior sucesso. Foi dos posts mais vistos, apesar de sem comentários aqui no blog (alias, momento reclamação: vcs quase nunca comentam aqui ne galera? Só por twitter, MSN, gtalk, telefone… mas no blog raramente. COMENTEM). Enfim, várias pessoas fizeram os crepes e arrasaram (Ju Garcia, Lili e Julia Cunha até falaram cmg que fizeram sucesso).

E agora vou continuar minha saga a la Ana Maria Braga e ensinar a fazer um risoto que PARECE complicado mas é MUITO fácil.

Sei que não rola de fazer na madrugada quando bate a fome, mas experimentem fazer pra família de vocês! A minha adora, raspa o prato e lambe os beiços. ;)

Bom, vamos lá! Vocês vão precisar de:

Azeite, alho, cebola e sal

Tomate pelati (latinha que vende em qualquer supermercado, é um tomate sem casca com molhinho)

2 xícaras de arroz branco (o arbóreo usado normalmente em risotos demora muito pra cozinhar e aprendi a fazer essa receita com arroz normal mesmo)

1 litro de água fervente (aproximadamente)

1 lata de creme de leite

2 colheres de sopa de requeijão

1 saquinho de queijo ralado

Algum outro queijo que eu sugiro muzzarela de buffala ou gorgonzola.

Manjericão

FASE I :

Comece colocando a água para ferver (em uma chaleira ou panela separada) e lavando o arroz numa peneira e deixando secar.

Em uma panela (de preferência daquelas boas que não grudam embaixo) colocar um pouco de alho e cebola triturados e deixar dourar no azeite.

Logo depois colocar a lata de Tomate Pelati e esmagar os tomates para virar uma papinha.  Adicionar sal e o arroz e misturar. E logo depois adicionar um pouco da água fervente.

FASE II:

Eu nunca fiz arroz (apesar de sempre fazer risotos), mas acredito que o esquema seja o mesmo: você tempera, coloca o arroz e vai acrescentando água. Aos poucos o arroz vai inchando (absorvendo a água) até ficar no ponto certo: nem melequinha grudado, nem duro.

Aqui o processo é o mesmo: ir acrescentando água para cozinhar o arroz. Eu sei que cansa mexer o tempo todo, é quente, e tal. Mas é importante não deixar o arroz grudar no fundo, ok?

Eu sempre acrescento um pouco de água e vou vendo a evolução do cozimento. Dá super certo. Quando estiver ‘sequinho’ quase sem água, é hora de colocar mais um pouco de água fervente. Quando você achar que já está com carinha de arroz experimente um pouquinho e veja se está cozido. E na ‘provinha’ vale ver se está bom de sal, senão estiver: coloque mais um pouco.

FASE III:

Quando o arroz estiver no ponto certo (cozido, nem melequinha grudado nem duro) é a  hora dos queijos. Não pare de mexer nunca nesta fase proque senão gruda no fundo!

Misture o requeijão, queijo ralado e o queijo escolhido. Também acrescente umas folhinhas de manjericão. Por último o creme de leite. Misture bem e pronto!

Coloque uma folhinha de manjericão e polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado por cima.

Bom apetite e contem como ficou! :)

Beijos,

AnaMaria

Ju

5 Comentários

Arquivado em culinária

5 Respostas para “Mais uma receita: Risotto Pomodoro

  1. Patty

    Juuuu,
    Adorei! Mas fiquei com milhões de dúvidas!

    Qual é a quantidade dos queijos? Qual que vc prefere, gorgonzola ou bufala?

    Consigo fazer isso com o arroz arbóreo? Fiz um risotto ao molho de tangerina uma vez e sobrou mto, queria usar esse!

    Vc tá ótima de Ana Maria Braga, só faltou passar embaixo da mesa haha

    Beijão!

  2. Boa Patty, vou passar embaixo da mesa só pra você!
    Vamos lá…
    Eu gosto de variar… minha família não gosta de gorgonzola então eu raramente uso, mas acho uma ótima opção. Esse queijo é mais para dar um saborzinho extra então depende do seu feeling para colocar a quantidade… Se for gorgonzola eu aconselho umas 3 colheres de sopa de queijo esfarelado. A muzzarela de bufala eu cortei umas 10 bolinhas em fatias e coloquei por último, ela derrete e fica uma delícia!

    Quanto ao arroz arboreo: claro que pode fazer também! Mas ele demora muito mais para cozinhar e talvez precise de mais água… testa e depois me conta como ficou?! Eu sempre faço outros risottos com arboreo, esse é o único que faço com arroz normal… É um risotto mais pra iniciantes e praqueles dias de “preguiça” porque ele demora menos tempo!

    Beijos gatinha!!

  3. Julinha

    Juuuu!
    essas medidas dão pra quantas pessoas mais ou menos??

    beijobeijo

  4. Pingback: Dia dos Namorados: Comidinhas pra fazer em casa « cuide do seu jardim

  5. Andrea

    Eu AMO essa receita! Poe no chinelo muitas receitas de risoto pomodoro que vi por aí! Molezinha e D E L I C I O S A! O segredo são os queijos no final….num diazinho frio como hoje: é a pedida! Bora pra cozinha. ;)

Deixe um comentário

