Não fique de fora!

Por Ju Ramil

Não, isso não é um post sobre uma mega promoção que você não pode ficar de fora.

Nem todo mundo sabe mas perdi dois amigos de câncer em 2008. E foi uma mudança bem drástica  minha vida. Aliás, ter dois amigos com câncer já me fez pensar e agir diferente, mas perder os dois com diferença de uns 8 meses foi bem difícil.

A Juliana eu fiquei mais próxima só no último ano de vida dela, ela era bem amiga de muitos amigos meus e foi difícil acompanhar essa fase final que foi vivida e entendida por todos nós juntos.

O Renato era um grande amigo e acompanhei toda a doença dele de perto: desde a dorzinha nas costas, ao descobrimento da doença, raspar a cabeça, as primeiros quimios, os primeiros resultados positivos, a volta da doença, a metástase. Mas eu nunca acreditei que eu fosse me despedir do Rê tão cedo e palavras nunca serão suficientes pra dizer o quanto isso dói diariamente.

Porque eu estou expondo essas coisas tristes aqui? Porque você pode salvar uma vida. Uma não, porque a vida da Ju e do Rê não envolvia só as vidas deles e sim as das famílias e amigos que vivenciaram tudo ao redor.

É, estou falando de TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. É a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias (câncer no sistema linfático) e outras doenças do sangue.

As chances de encontrar um doador compatível são MÍNIMAS (uma em cada cem mil)!!!

Por isso são feitos bancos de dados com doadores voluntários!!

A doação é feita através de punções, retirada do interior de ossos da bacia, e se recompõe em apenas 15 dias. É incomodo? Deve ser! Mas pode ser a única alternativa de vida de uma pessoa.

Para doar você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). É feita uma coleta pequena de sangue (5ml e isso é muito pouco prometo: sou muito fresca!) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.

Resumindo: Eu sou fresca demais (pra tirar sangue só com agulha de neném e mesmo assim fico com hematoma) e 5ml não é nada demais, prometo. É muito rápido e nem dá pra perceber! Seu sangue vai prum banco de dados. CASO alguém que precise de transplante seja compatível com você, irão te consultar para confirmar sua vontade de doar. E se você for a chance (entre cem mil pessoas) de salvar a vida de outro ser humano, eu DUVIDO que você não queira doar. Quem não quer ser a chance de vida de outra pessoa?


É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros do Estado. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 2506-6064.

Eu sou doadora, cadastrada no banco, com carteirinha!

E vocês, já se cadastraram?

Se sim, vale lembrar que seu cadastro deve estar sempre atualizado! Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 / redome@inca.gov.br.

Leia mais sobre câncer e transplante de medula óssea no site do INCA.

“A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.”

Pratiquem e divulguem!
Beijos,

Ju

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Sem categoria

8 Respostas para “Não fique de fora!

  1. Tali*

    Amiga, arrasou no post!
    Acho que todas(os) nós temos que ter esse pensamento pelo próximo, tanto os que já viveram isso quanto os que não. Eu, particularmente, quero doar tudo o que for possível e espero poder ajudar alguém!

    Bjs e parabéns, amiguinha :)

  2. Eu estava lá quando vc doou na puc, lembra?! Fui eu e vc. Vc quase desmaiou hehehehehe
    É muito importante mesmo fazer isso. Eu sou cadastratada mas pq eu não tenho uma carteirinha?
    Beijos!

  3. Ivone

    Responsável seu post … me encanta no blog a mistura de dicas de vaidade com consciência e informação. Beijos

  4. Marcela Freixo

    Gente, só Deus sabe o quanto eu tenho medo de agulhas grandes!

    Mas realmente, só de pensar em poder salvar a vida de alguém, me dá vontade de ir doar…
    Você me inspirou Ju, de verdade!

  5. manu

    ai que linda a iniciativa.. adorei o post..

  6. Primeiramente, parabéns pelo blog. Porém, escrevo aqui para comentar especificamente sobre esse post, que mostrou mais uma vez qual é a verdadeira beleza feminina. A beleza que encanta desde os meninos até os mais velhos dos homens, é aquela beleza que vai além do batom, do salto alto e da minissaia. É aquela beleza de um ser que gera uma vida, e que chora sem se envergonhar e rir a toa se quiser. É a beleza de meninas que já são mulheres, e de mulheres que ainda são tão meninas.

  7. Andréia Oliveira

    meninas eu comprei esse maravilhoso creme na loja virtual (www.perfumariakissme.com.br)fica no Lebron.
    o grande detalhe:por apenas R$99,00.esse preço é o de 150ml.O pote menor eles não tem no momento.
    se vcs comprarem via sedex é só calcular o frete,p/mim ainda valeu apenas pois mesmo com o frete só vou pagar R$111,00 e pode parcelar em até 6vezes.
    bjus..
    Andréia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s